Pesquisa
PartilharRSSLinkedinFacebookYoutube

Rede de parceiros

logo_adrave.pngADRAVE

A ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A. foi criada a 15 de Setembro de 1998, como uma plataforma de cooperação entre os sectores público e privado, em prol do desenvolvimento de um espaço regional. A ADRAVE está qualificada como ADR - Agência de Desenvolvimento Regional, de acordo com o Decreto-lei nº 88/99, de 19 de Março, que define o estatuto das agências de desenvolvimento regional (ADR).
A ADRAVE tem-se afirmado desde a sua criação, como uma instituição de desenvolvimento regional que intervem nos domínios do desenvolvimento económico, da inovação e modernização organizacional, da valorização e requalificação do património, da promoção da cultura, da organização do turismo e da qualificação dos recursos humanos.
 
A ADRAVE possui uma equipa com competências técnicas multidisciplinares e vasta experiência profissional, complementada por uma vasta rede de consultores nas suas diversas áreas de actuação, capaz de dinamizar projectos estruturantes para a região e projectos empresariais.
 
Fruto do trabalho que tem vindo a desenvolver, gozando de um bom posicionamento e de elevada notoriedade, reconhecida pelos parceiros regionais, nacionais e internacionais, a ADRAVE pretende avançar para um processo de alargamento e consolidação de novas áreas de competências e de expansão territorial, tornando-se um actor de relevo no Desenvolvimento Regional em Portugal.
 
Hoje, como ontem, a ADRAVE constitui-se numa organização de referência, porque é uma estrutura consolidada na promoção do desenvolvimento regional e na coesão social do território. Hoje, como ontem, a ADRAVE contribui para a criação de confiança no futuro.
 
A ADRAVE assume-se como o palco privilegiado da cooperação efectiva entre os sectores público e privado, envolvendo activamente todos os Municípios, as Universidades, os Centros de Inovação e Tecnologia, as Associações Empresariais e as Empresas.
 

Contactos

Telef: 252 302 600
Email: minhoempreende@adrave.pt
 

logo-bic.jpgBIC Minho

A oficina da Inovação S.A (BIC Minho) tem como missão a promoção do Empreendedorismo e da Inovação Empresarial, através do apoio à criação e à modernização de empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento e competitividade da Região Minho.

É uma Entidade sem fins lucrativos, constituída por promotores públicos e privados, dos quais fazem parte instituições e empresas que têm por objectivo o desenvolvimento da Região Minho, através da criação de empresas inovadoras e da consolidação de PME’s existentes.

A Oficina da Inovação faz parte de uma Rede Europeia de Business Innovation Centres, constituída por cerca de 160 BIC’s e que são coordenados pela EBN – European Business and Innovation Centre Network. O conceito BIC foi lançado pela Comissão da Comunidade Económica Europeia em 1984, tendo como finalidade a criação de um instrumento de desenvolvimento regional.
 
Empreendedorismo
Na Oficina da Inovação, o apoio à criação de novos projectos inovadores desenvolve-se pela:
 
  • Avaliação do perfil do Empreendedor.
  • Análise, desenvolvimento e consolidação do projecto empresarial.
  • Apoio à realização do Plano de Negócios.
  • Assistência técnica e acompanhamento à criação da empresa.
  • Incubação.
  • Assessoria ao desenvolvimento da empresa.
  • Seguimento da evolução da empresa.
Incubação
A Oficina da Inovação possui já uma alargada experiência como incubadora de empresas, demonstrada pelo sucesso alcançado pelo seu programa de incubação de empresas.
Nas instalações que possui disponibiliza um espaço devidamente apetrechado para o desenvolvimento das actividades das empresas.
 
Inovação
Na Oficina da Inovação, o apoio à modernização empresarial desenvolve-se pela:
 
  • Realização de um diagnóstico à empresa
  • Apoio à elaboração do Plano de Negócios.
  • Apoio e assessoria à obtenção do financiamento, à gestão, à cooperação empresarial, à transferência de tecnologia e à internacionalização.
  • Implementação do novo projecto.

Contactos

Telef: 253 204 040
Email: geral@bicminho.eu
 

incubo.pngACIBTM – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho

A Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM), é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em Março de 2007, que de acordo com os seus estatutos, “… tem por objecto a construção, gestão e exploração do Centro de Incubação de Base Tecnológica … bem como criar condições para o desenvolvimento de Planos de Negócio de empresas e para o acolhimento de projectos de I&D, designadamente de empresas de base tecnológica …”.

Esta organização estabeleceu como a sua Visão de futuro “… ser o agente de referência na promoção da cultura empreendedora, no apoio à criação e desenvolvimento de empresas inovadoras e na consolidação de uma plataforma empresarial em torno do “negócio tecnológico” no Minho-Lima”.

Neste sentido, a ACIBTM tem como objectivos centrais o fomento da cultura empreendedora e o apoio à incubação de empresas de base tecnológica, factores que estiveram na génese deste projecto e que se constituem como os seus guidelines estratégicos e operacionais.

Um outro factor que caracteriza a ACIBTM consiste na sua diversificada base institucional de apoio, já que conta como associados fundadores um conjunto muito amplo de instituições (uma Câmara Municipal, um Instituto Politécnico, um Centro de Formação Sectorial, uma Associação Nacional de Empresários, uma Escola Profissional, duas Associações Empresariais, uma Associação Regional de Desenvolvimento, uma empresa privada), aspecto que se reflecte no tipo de apoios e acesso privilegiado a recursos críticos de que a ACIBTM usufrui, seja ao nível do conhecimento científico e tecnológico, seja ao nível da transferência e aplicação desse conhecimento pelas empresas, seja ainda no relacionamento e proximidade ao mercado.

Ao longo dos seus três anos de actividade, a ACIBTM tem vindo a desenvolver um conjunto de projectos e de actividades à escala regional (Minho-Lima), orientados para as diferentes componentes centrais dos processos empreendedores, nomeadamente no que respeita à difusão da cultura empreendedora, à criação de mecanismos e instrumentos de financiamento de apoio à criação de empresas, ao desenvolvimento de planos de negócio e sua concretização em novas empresas, ao estabelecimento de parcerias institucionais tendentes à criação de um eco-sistema empreendedor na região e, por fim, no estabelecimento de actividades de cooperação com entidades similares a nível europeu (Espanha, França, Reino Unido, Finlândia)
 

Contactos

Telef: 258 510 050
Email: info@incubo.eu
 

spinpark.jpgAssociação SPINPARK – Centro de Incubação de Base Tecnológica

A Associação Spinpark – centro de incubação de base tecnológica é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 2006 por iniciativa da Universidade do Minho, do Avepark e da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (APCTP) que promove e apoia actividades de tecnologia avançada, intensivas em conhecimento servindo simultaneamente de plataforma ao lançamento e difusão da inovação no contexto da economia do conhecimento.

A missão da associação Spinpark é, em articulação com a cadeia de valorização do conhecimento da Universidade do Minho apoiar os spin-off's ao longo do seu processo evolutivo, providenciando não apenas um espaço físico no sentido mais estrito mas de igual modo, consultoria, formação, networking, acesso a seed e venture capital. A Spinpark tem como principal objectivo incrementar a probabilidade de sobrevivência e o potencial crescimento das novas empresas de base tecnológica, especialmente daquelas que se inserem em sectores estratégicos para a região; contribuir para o desenvolvimento económico e aumento do emprego na região, através do sistema de apoio e incentivo ao desenvolvimento de empresas inovadoras.

A Spinpark dispõe de uma incubadora vocacionada para empresas de base tecnológica, com forte ligação ao meio académico, desde fins de 2008. Esta incubadora insere-se na estratégia de apoio ao empreendedorismo da Universidade do Minho, com especial destaque para o empreendedorismo de vertente tecnológica.

A incubadora conta actualmente com 11 empresas instaladas, start-ups com forte ligação à Universidade do Minho e com elevado potencial de crescimento.
 

Contactos

Telef: 253 540 303
Email: geral@spinpark.pt
 

ia_4d1091d9ca3e8.jpgIDEIA ATLANTICO – Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Inovação do Atlântico

O IDEIA ATLÃNTICO vem neste projecto actuar como parceiro num projecto que se insere nos seus objectivos de actuação, criando soluções de apoio ao empreendedorismo inovador e orientado para a componente tecnológico, que originem a criação de start-ups, promovendo o fortalecimento do tecido económico regional.

O IDEIA ATLÂNTICO, dispõe já de um Centro de Incubação de Empresas Tecnológicas associado a um Centro de Negócios, localizados em Braga, inseridos num triângulo onde nos outros dois vértices se encontram o INL – Laboratório Internacional de Nanotecnologias – em construção e a Universidade Minho.

O IDEIA ATLANTICO, está no canal de acesso, ao Alto Cávado, beneficiando para isso da sua localização na Variante do Fojo, acesso principal que liga a Cidade de Braga, ao eixo Povoa de Lanhoso, Amares, Vieira do Minho, Fafe, … Chaves. Tendo o seu edifício uma evidente visibilidade para quem usa este eixo.

O IDEIA ATLÂNTICO, tem protocolos firmados com várias Escolas / Universidades e Institutos, … tendo já colaborado com estas em várias temáticas nomeadamente de promoção de eventos relacionados com o empreendedorismo tecnológico.

Passados 3 anos meses sobre a abertura do IDEIA ATLÂNTICO BRAGA, somos confrontados com o sucesso desta iniciativa. Existem já 135 empresas, mais do que 260 empregos qualificados. O espaço está, praticamente, esgotado.

Este sucesso em termos de alojamento empresarial, junta-se outro, o da satisfação dos empreendedores apoiados. Num inquérito realizado junto dos N/ empreendedores a esmagadora maioria recomenda o IDEIA ATLÂNTICO. O que tem vindo, efectivamente, a acontecer.

A actuação na área das TICEs, em que se posiciona o IDEIA ATLÂNTICO, é transversal à economia, pelo que é uma excelente área de intervenção para fortalecimento económico regional, assim como a promoção do emprego altamente qualificado.

Existência de uma gama alargada de serviços partilhados de apoio à gestão e de facilitação dos negócios:
  • O IDEIA ATLÃNTICO tem promovido uma série eventos na temática do empreendedorismo tecnológico, articulando-se na sua promoção com entidades como a Universidade do Minho – Eng. Sistemas, com a PME Portugal, com alguns dos empreendedores alojados no IDEIA ATLÂNTICO. Poderá ser feita a consulta dos eventos realizados em www.ideia-atlantico.pt
  • O IDEIA ATLÂNTICO dispõe de um balcão de apoio ao empreendedor (com consultores especializados), onde é feito um aconselhamento no que se refere aos passos necessários a percorrer pelos empreendedores até criar uma empresa.
  • O IDEIA ATLÂNTICO coloca à disposição dos empreendedores tecnológicos dispõe de modelos, documentos de apoio, relativos aos passos burocráticos e de âmbito legal que terão que levar no sentido de fazer o arranque duma empresa.
  • Na Biblioteca do IDEIA ATLÂNTICO existe bibliografia de apoio em diversas áreas temáticas nomeadamente empreendedorismo, inovação, gestão, marketing, I&D, tecnologias de informação e comunicação, internacionalização, jurídico-legal. Estes manuais estão à disposição sob reserva de todos os empreendedores.
 

Com vista a realizar campanhas de marketing de divulgação dos empreendedores estão disponíveis Bases de Dados adquiridas pelo IA, referentes a empresas de Portugal, Angola e Espanha. Pretende-se alargar com este projecto a oferta de Base de Dados, assim como as ferramentas de parametrização, selecção e envio por múltiplos canais de comunicação (faxe, email, carta, sms).

Existe um separador do site do IA, relativo à temática de Propriedade Intelectual, onde está à disposição tanto dos empreendedores tecnológicos incubados do IA, como do público em geral a consulta da informação útil que necessitarem.

Paralelamente o IDEIA ATLÂNTICO dispõe de protocolos de colaboração com outras Escolas de Economia Gestão e Marketing, conforme conta da n/ lista de parceiros institucionais.

A oferta da Instituto PME dirige-se ás empresas e em especial ás PME, mas também os seus empresários e gestores, os seus quadros, os Empreendedores entre outros públicos necessitados de formação.
 

Contactos

Telef: 253 603 210
Email: hamc@ideia-atlantico.pt
 

logo_ieminho.jpgI. E. M. - -Instituto Empresarial do Minho

 
O I.E.M.-Instituto Empresarial do Minho (IEMinho) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com uma estrutura independente, que tem na sua génese alguns dos principais agentes regionais de desenvolvimento empresarial: a Câmara Municipal de Vila Verde, a Associação Industrial do Minho, a Universidade do Minho, a Associação Comercial de Braga, a Expoente – Serviços de Economia e Gestão, S.A. e o Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho (IDITE-Minho).
 
O IEMinho desempenha um papel activo como agente de intervenção no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, promovendo diversas actividades cujo objectivo é a dinamização e qualificação do tecido empresarial sendo esta missão desenvolvida em parceria com os associados e parceiros do IEMinho.
 
O IEMinho tem como principal actividade, a dinamização de um Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica, dando apoio à criação e dinamização de empresas, cedendo espaço físico para alocação do empreendedor e provendo serviços de suporte administrativo e de apoio à gestão na fase de desenvolvimento, prospecção comercial, Marketing e Internacionalização, numa fase crítica de implantação de um novo negócio.
 
O Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica funciona, assim, como um parceiro, fazendo a articulação com entidades de pesquisa e fomento, fornecendo conhecimentos de distinto valor acrescentado para acelerar o crescimento dos negócios, potenciando e desenvolvendo as competências dos empreendedores e empresas no sentido de ampliar a sua visão estratégica para o mercado.
 

Contactos

Telef: 253 320 000
Email: geral@ieminho.pt
 

 

imgCEVAL – Conselho empresarial dos Vales do Lima e Minho

O CEVAL – Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho, constituído em 5 de Junho de 1998, é uma Instituição privada sem fins lucrativos, que abrange todas as organizações associativas empresariais que nela estejam inscritas.

Assim, compõem o CEVAL as seguintes Associações:
  • ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca;
  • ACIVAC – Associação Comercial e Industrial dos Vales de Âncora e Coura
  • ACICMM – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço
  • AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima;
  • AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo
  • AEV – Associação Empresarial de Valença
Este organismo foi criado com a missão de integração de estratégias, a partilha de objectivos e recursos e o funcionamento em rede, a promoção de uma nova atitude empreendedora e criativa, indutora de inovação e o desenvolvimento de capacidade de lobby.

Os seus objectivos específicos passam por constituir-se como uma Organização de backoffice das Associações Empresariais constituintes do CEVAL, aumentando o seu peso negocial e apoiando-as na penetração do tecido empresarial, prestando ainda serviços de apoio às actividades produtivas, reforçando o Associativismo, dinamizando as actividades produtivas locais e desenvolvendo uma colaboração estreita com outras Instituições congéneres nacionais e locais.

Os Princípios de Gestão são: cooperação público-privado; concentração em actividades estratégicas; criação de um ambiente inovador; coordenação institucional; atenção permanente às necessidades associativas.
O CEVAL ao longo dos anos participou e realizou vários projectos de apoio e desenvolvimento do tecido empresarial da região, dos quais podemos destacar: DINAMIZAÇÃO E ANIMAÇÃO DOS CENTROS HISTÓRICOS (2004/2007); ACOLHIMENTO EMPRESARIAL (2005/2006); PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE CENTROS HISTÓRICOS (2005/2006); CEVAL 2010 (2005); Cooperação Empresarial Transfronteiriça (RACET); INOV JOVEM (2006/2007); MINHO-LIMA: A CONSTRUÇÃO DE UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA (2006/2008); Estudo de caracterização do tecido empresarial da região Minho-Lima (2006); GENER (2006/2008) INTERREG III-A, que pretendeu disseminar as vantagens competitivas do uso racional de energia por parte das empresas; REVISTA NEXUS (2006/2008), que tinha como objectivo revelar informação sobre um conjunto de temas relacionados com o empreendedorismo; VALIMAR DIGITAL / CEVALNET (2006/2008) que consistiu na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento e implementação das tecnologias de informação e comunicação nas empresas da região; CID – Competitividade, Inovação e Desenvolvimento no Minho-Lima (2007/2008); FORMAÇÃO PME (2004/2006 e 2008/2010); INTERCEVAL e INVESTMINHO que tem como objectivo a internacionalização das PME's e captação de investimento para a região; IN.CUBO – CENTRO DE INCUBAÇÃO DE BASE TECNOL. DO MINHO; UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO CEVAL – UCCEVAL; FORMAÇÕES MODULARES CERTIFICADAS; Projecto: SIAC MERCA - Apoio a Acções Colectivas – Eixo Prioritário Competitividade, Inovação e Conhecimento: COMÉRCIO EM REDE NO MINHO-LIMA”; MISSÕES EMPRESARIAS; COURAFINICIA; Gala Empresarial «CEVAL BUSINESS AWARDS».
 
Contactos
Telef: 251 700 010 / 967 602 348
Email: geral@ceval.pt
 

acig.pngACIG – Associação Comercial e Industrial de Guimarães

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães tem vindo ao longo da sua existência a trabalhar em prol do desenvolvimento do tecido empresarial concelhio. Junto do tecido empresarial vimaranense, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães, pauta-se pela realização, um conjunto de iniciativas com base numa diversidade de Acções como Sessões de Esclarecimento/Debate, Workshops, Seminários e reuniões, cujo objectivo é o de informar e sensibilizar os seus Associados em particular, acerca dos assuntos que aos empresários dizem respeito. Ao nível da Formação Profissional continua a implementar acções de formação dirigidas às empresas em áreas que se adaptam à classe empresarial: Contabilidade e Fiscalidade, Secretariado e Trabalho Administrativo, Audiovisuais e Produção dos Média, Higiene, Saúde e Segurança no trabalho entre muitas outras.

Através de diversos Programas tem vindo a contribuir para a introdução de medidas inovadoras e consultoria em diferentes áreas junto das empresas, Programa Formação PME, Programa Dinamizar, Projectos de Urbanismo Comercial, Programas de Apoio ao empreendedorismo empresarial, Projecto Mulher +, com o objectivo de apoiar o empreendedorismo feminino, através da criação do próprio emprego para mulher que desenvolvam projectos inovadores entre outros. A par disto, continua a colaborar activamente na negociação contratual do Contrato Colectivo de Trabalho aplicável aos trabalhadores do comércio, escritório e serviços do distrito de Braga.

Para além de levar a cabo um conjunto diversificado de campanhas de dinamização e animação comercial para os comerciantes do comércio tradicional vimaranense. Continua a ser entidade promotora, em colaboração com outras entidades, da Feira Multisectorial ExpoGuimarães e da Expo Clássicos, bem como a manter uma participação activa com outros organismos cujos objectivos são a promoção do desenvolvimento e empreendedorismo empresarial, assim como o desenvolvimento económico e social das empresas da região, e respectivas populações.
 

Contactos

Telef: 253 420 090
Email: geral@acig.pt
 

Promotor do projeto
Adrave
Financiamento
ON2QRENUE
Território de Intervenção
Território de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de Intervenção
Entidades parceiras
© Adrave 2012 | Adrave - Agência de Desenvolvimento Regional | tel: (+351) 252 302 600 | e-mail: minhoempreende@adrave.pt
Mapa do Site | Política de Privacidade | Perguntas Frequentes | Ficha Técnica | Contacte-nos