Pesquisa
PartilharRSSLinkedinFacebookYoutube

Projeto Minho Empreende - Empreendedores apresentam projetos inovadores

20 Dezembro 2013
Foto_4_1_350_1000

Com a presença de 22 empreendedores, decorreu no dia 19 de novembro de 2013 uma Sessão de Apresentação e Debate das Ideias Empreendedoras para o Território, promovida a pela ADRAVE- Agência de Desenvolvimento Regional.
Esta sessão contou com a presença do Vereador Leonel Rocha, em representação da Câmara Municipal de V.N.Famalicão, responsável e dinamizador do projeto concelhio Famalicão Empreende.

Esta iniciativa significou o culminar da Sessão Técnica de Qualificação e Gestão para Novos Empreendedores, que se realizou ao longo de 35 horas, onde foi desenvolvido um trabalho de capacitação dos empreendedores para passar da ideia à concretização do projeto de negócio.
Na sessão técnica de qualificação participaram jovens desempregados, oriundos dos Municípios de Vila Nova de Famalicão, Trofa, Santo Tirso e Guimarães e com habilitações de nível superior.
Procurou-se promover e facilitar a aquisição de conhecimentos e competências técnicas, comportamentais e relacionais, junto de pessoas detentoras de uma ideia de negócio, no sentido de potenciar a concretização de projetos e iniciativas empreendedoras em torno dos recursos endógenos locais.

Nesta sessão foram apresentadas várias ideias de negócio: utilização de insetos na produção de conservas, produção alimentar através da Aquaponia, empresa de comercialização de refeições de carácter social, instalação e dinamização de um campo de minigolfe e atividades lúdicas, a criação de um Centro Psicopedagógico para idosos e a criação de uma empresa de produção audiovisual e marketing.

O Vereador reforçou a importância do empreendedorismo para a concretização de negócios no concelho e destacou ainda a aposta que o município de V.N.Famalicão tem vindo a desenvolver na criação de oportunidades de investimento no concelho, bem como na criação de instrumentos financeiros que permitam de uma forma sustentada a criação de empresas no concelho, nomeadamente através do Famalicão FINICIA.

Esta ação de qualificação realizou-se ao abrigo do Projeto Âncora Minho Empreende – Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade, desenvolvido pela ADRAVE- Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, em que a aposta estratégica passa pela valorização do potencial do território de baixa densidade, projetando-se num conjunto de redes empresariais, institucionais e temáticas. O Minho Empreende ambiciona promover e incentivar a qualificação da capacidade empreendedora do Minho e dar resposta aos desafios existentes no que respeita à Inovação, Competitividade e Sustentabilidade dos territórios do Minho, lançando mecanismos e instrumentos de apoio ao empreendedorismo. Este projeto coordenado pela ADRAVE, decorre até final de 2014, na região do Minho, nas sub-regiões NUT III – Minho-Lima, Cávado e Ave, num total de vinte e quatro concelhos.

img

Promotor do projeto
Adrave
Financiamento
ON2QRENUE
Território de Intervenção
Território de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de Intervenção
Entidades parceiras
© Adrave 2012 | Adrave - Agência de Desenvolvimento Regional | tel: (+351) 252 302 600 | e-mail: minhoempreende@adrave.pt
Mapa do Site | Política de Privacidade | Perguntas Frequentes | Ficha Técnica | Contacte-nos