Pesquisa
PartilharRSSLinkedinFacebookYoutube

Salão da Inovação Rural do Ave promovido pela ADRAVE integra as Feiras Francas/Exporural 2013 de Fafe

01 Maio 2013
Outdoor_8x3_leve_1_350_1000

O Salão da Inovação Rural do Ave integra este ano as Feiras Francas de maio de Fafe em paralelo com a ExpoRural 2013 que irá decorrer de 15 a 19 de maio no Pavilhão Multiusos de Fafe.

Este evento pretende constituir-se como um Showcase Regional de Inovação, dando notoriedade e destaque a um conjunto de iniciativas inovadores desenvolvidas na região Minho com a presença de cerca de 15 expositores (ou que nela apresentem potencial de inovação), podendo ser de natureza empresarial, académica ou institucional. Pretende também promover a aproximação do público-alvo do projeto Minho Empreende (potenciais empreendedores e pme's já existentes em contexto rural), aos temas relacionadas com o empreendedorismo, a inovação e criatividade.

O salão de inovação rural, visa funcionar de forma muito interativa e experiencial, envolvendo não só bons exemplos demonstrativos de iniciativas marcadamente empreendedoras e inovadoras no Minho, mas também um conjunto de stakeholders que potenciem a alavancagem de inovações com aplicação empresarial no Minho.

As principais temáticas sectoriais abrangidas pelo Projeto Minho Empreende e que serão retratadas neste Salão de Inovação Rural são:
-Turismo: alojamento, animação turística, infraestruturas de apoio ao turismo/lazer/desporto;
-Agroalimentar e produtos tradicionais: produtos agroalimentares, artesanato, comércio tradicional, restauração e gastronomia;
-Ambiente, natureza e paisagem: floresta, áreas protegidas, energias renováveis, recursos naturais;
-Cultura e Património: produtos culturais, programação cultural, indústrias criativas, valorização do património cultural, etnográfico, histórico e arquitetónico.

Paralelamente a este espaço decorrerão, por um lado, iniciativas promovidas pela ADRAVE tais como o Workshop “Empreendedorismo na Juventude” no dia 17 de maio e os 2 Showcooking com a Lígia Santos, 1ª Master Chef de Portugal previstos para os dias 18 e 19 de Maio, por outro lado, a Palea Exposs, uma exposição que já esteve patente ao público no salão Nobre do Teatro-Cinema de Fafe e que agora vai poder ser apreciada pelos visitantes da ExpoRural. A Palea Exposs mostra novos cenários de conhecimento e novas possibilidades funcionais orientada para uma economia que valoriza as culturas locais e as suas potenciais sinergias endógenas. Vão estar expostas peças com modelos inovadores que mostraram as imensas possibilidades que os produtos em palha podem trazer à moda e ao comércio.

Outra das inovações será a Feira de Caça e Pesca que este ano vai contar com uma Largada de Perdizes que irá decorrer no Campo de Treino de Caça em S. Gens. Vamos ter ainda a prova de Santo Huberto que vai decorrer em em (Santana – Vila Pouca) Moreira de Rei e que é uma competição desportiva que visa a promoção e valorização do espírito desportivo do caçador, as qualidades naturais e de ensino do seu cão, bem como a correta formação cinegética tendo por base os aspetos cinófilos, legais, técnicos e cívicos da caça, no total respeito pela Natureza e todo o seu entorno. Paralelamente decorrerá uma prova especial, com funções pedagógicas, destinada a caçadores estreantes, que pretende sensibilizar os muitos aderentes desta região do Minho.

Na ExpoRural irão estar presentes cerca de uma centena de expositores. Para além disso o programa também, tal como tem acontecido em anos anteriores, prevê muita animação.

Quanto às Feiras, ano após ano, o destaque do certame continua a ser o concurso pecuário e a corrida de cavalos a passo travado e a feira de gado cavalar.

Mais informações:

Visita-nos na página Facebook Oficial do Salão

Preços de entrada na Exporural:

- 0,50 Euros para Bilhete de 1 entrada.
- 2 Euros para Bilhete livre-trânsito para os 5 dias.

Localização:

Promotor do projeto
Adrave
Financiamento
ON2QRENUE
Território de Intervenção
Território de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de Intervenção
Entidades parceiras
© Adrave 2012 | Adrave - Agência de Desenvolvimento Regional | tel: (+351) 252 302 600 | e-mail: minhoempreende@adrave.pt
Mapa do Site | Política de Privacidade | Perguntas Frequentes | Ficha Técnica | Contacte-nos